Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo? Dados levantados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, somente no Brasil, há aproximadamente 18,6 milhões de pessoas que sofrem de ansiedade.
Não é à toa que o transtorno é conhecido como “a doença da modernidade”.
Nos últimos meses, a pandemia de Covid-19, que mudou a rotina de todas as pessoas do mundo, tem agravado ainda mais este cenário. Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizada em 2020 concluiu que 80% da população do país se tornou mais ansiosa com a pandemia.
Outra pesquisa, desta vez realizada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), aqui mesmo em Criciúma, alerta que as consequências da pandemia (isolamento, por exemplo) têm causado mais sofrimento psicológico do que pegar a doença, com aumento dos níveis de estresse e depressão.
Nesta hora precisamos te lembrar que você não é, infelizmente, a única pessoa que tem sofrido de ansiedade nos últimos meses.
No entanto, diante deste problema, temos uma notícia boa para te dar: nós podemos te ajudar por meio do Pilates Terapêutico alinhado ao nosso método Corpo em Movimento.
Você pode estar se perguntando sobre o que o Pilates tem a ver com ansiedade. Nós vamos te explicar.
Para que você entenda, nós separamos 3 benefícios do Pilates para as pessoas que sofrem de ansiedade.
1- O Pilates te ensina a respirar e se concentrar melhor
A prática do Pilates é orientada por seis princípios básicos. Dois deles têm ligação direta com o combate à ansiedade: a respiração e a concentração.
Todos os exercícios do Pilates têm foco em uma melhor respiração e concentração, o que promove o relaxamento, equilibra as emoções e afasta a tensão e a ansiedade, dando lugar à calma.
2- A prática do Pilates libera hormônios que te ajudam a sentir prazer
Pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade tendem a viver mais estressadas, o que libera hormônios responsáveis por acelerar o coração e a respiração, sintomas clássicos de uma crise de ansiedade.
A prática do Pilates ajuda a diminuir a formação desordenada destes hormônios e ajuda na produção de neurotransmissores que trazem a sensação de bem-estar e tranquilidade, como a endorfina.
3 - O método Corpo em Movimento melhora a relação entre corpo e mente
Por estimular a respiração e concentração por meio dos seus exercícios, o Pilates equilibra corpo e mente. Ao praticar o nosso método Corpo em Movimento, por exemplo, além de combater a ansiedade e seus sintomas, você notará mudanças no seu próprio corpo.
Ao mesmo tempo que você adquire mais resistência mental, você também perceberá que aumentará sua resistência física, sua flexibilidade, sua postura e tonificação muscular. Nasce uma nova pessoa, com nova autoestima, com novos sentimentos e com um novo corpo sem sintomas de ansiedade e sem dores.
Incrível como o Pilates pode mudar a sua realidade, não é mesmo?!
Quer tirar suas dúvidas e saber ainda mais como podemos lhe ajudar?
コメント