top of page
Buscar
Foto do escritorLevittá Terapias Especializadas

Pilates Terapêutico para gestantes: momentos importantes merecem cuidados especiais

Atualizado: 15 de fev. de 2022



A gestação é um dos momentos mais esperados das mulheres que querem ser mães, não é mesmo?! Porém, mesmo diante de todo amor e afeto vivido durante o período, a gestação traz consigo turbulências advindas de alterações físicas e hormonais.


Diante disto é claro que o corpo da gestante precisa de cuidados especiais. Afinal, momentos tão importantes merecem cuidados especiais.


Aqui na Levittá, nós atuamos com as mães por meio do método Corpo em Movimento. O Pilates Terapêutico para gestantes é indicado desde o início do período gestacional, mas, claro, com condutas planejadas de acordo com os objetivos da gestante e respeitando cada fase da gestação.


Embora o exercício seja necessário desde as primeiras semanas, as mães que estão iniciando no método podem começar o Pilates Terapêutico por volta da 16ª semana. Com liberação médica, claro.




Mas quais os benefícios do Pilates Terapêutico para gestantes?


A cada fase da gestação, os exercícios auxiliam de alguma forma.


No 1º trimestre, por exemplo, o Pilates Terapêutico para gestantes auxiliará no momento em que o corpo da mulher começa a afrouxar ligamentos e articulações em virtude do hormônio relaxina que é liberado. Esta liberação é completamente normal porque o corpo começa a se preparar para a passagem do bebê, o que pode gerar dores e instabilidades, tratadas por meio do método.


O aumento desta instabilidade ligamentar cresce ainda mais no 2º trimestre, quando inicia a diástase, ou seja, o afastamento dos músculos abdominais para que a barriga cresça. O Pilates Terapêutico para gestantes entra nesta hora fortalecendo, também, o assoalho pélvico porque o feto cresce a cada dia.


Já no finalzinho da gravidez, pelo 3º trimestre, as dores e desconfortos musculares são ainda mais frequentes. O método Corpo em Movimento por meio do Pilates Terapêutico para gestantes trabalha as necessidades da mãe para que não haja tantos desconfortos.


É nesta hora que os nossos profissionais também ficam atentos às necessidades do parto, auxiliando, de forma especial, aquelas mães que desejem ter um parto normal com mais facilidade e para que todas elas possam restabelecer as funções do corpo o mais breve possível após o parto.


Nós poderíamos citar, ainda, mais diversos benefícios, como a melhora da respiração da mãe e a oxigenação do bebê, além de benefícios na circulação sanguínea.


Também não podemos deixar de falar que o Pilates Terapêutico para gestantes pode acalmar o bebê durante a gravidez. Isto ocorre porque com o exercício há uma menor liberação de cortisol, que é um hormônio que se encontra em maior quantidade no corpo humano quando estamos cansados ou estressados.


Incrível, né?! Você já conhecia esses benefícios?


Você está gestante ou conhece uma mamãe que está esperando seu filho?

Clique aqui, em contato conosco para saber mais sobre o Pilates Terapêutico para gestantes.


11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page